Diferença entre Granito e Mármore
- ategon
- 19 de set. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de nov. de 2020
Granito
O granito é uma rocha natural ígnea formada por três minerais (mica, feldspato e quartzo) responsáveis pela sua beleza, resistência e durabilidade. Muito indicado áreas internas, externa e ideal para bancadas de cozinhas e áreas de serviço.
Não são riscados com facilidade porque tem “dureza Mohs” alta (entre 6/7).
Por ter baixa porosidade o granito não mancha e absorve pouca água. Algumas tonalidades absorvem mais água e outras menos.

Mármore
O mármore é uma rocha natural metamórfica composta principalmente por minerais de calcita, com coloração mais uniforme com formação de veios definidos. É menos resistente e mais poroso que o granito. Por ser mais poroso é mais suscetível a manchas e pode absorver gordura.
O mármore deve ser utilizado em ambientes internos, porque sofre com a ação de intempéries e da poluição. É indicado para áreas com tráfego leve de pessoas porque desgasta-se mais facilmente com o atrito de areias sobre o piso porque tem “dureza Mohs” baixa (entre 3/4).
O mármore também não tem boa resistência contra ácidos, podendo facilmente manchar e perder brilho quando exposto a materiais de limpeza pesados, vinagres e limão.
Para o revestimento de paredes o mármore é mais indicado porque é mais leve que o granito.

Diferença entre granito e mármore
Não há muitas diferenças entre elas, no aspecto visual. Com a variedade de tipos é possível encontrar muitas similaridade entre os dois tipos, mas alguns detalhes mais técnicos diferenciam o mármore do granito.
Porosidade e resistência
A principal diferença está na porosidade e resistência de ambas as pedras. O mármore é mais poroso e uma pedra mais mole, tornando assim menos resistente a uma possível quebra ou mesmos a manchas. Já o granito é menos poroso e muito mais resistente também. Mas ambos têm boa aplicação e uso em uma casa ou estabelecimento comercial.
Comments